Mármore: 7 maneiras de usar este sofisticado material na decoração Sofisticação.

Tipos de revestimento para lareira
1 de maio de 2017
Mostre tudo

Mármore: 7 maneiras de usar este sofisticado material na decoração Sofisticação.

Esta é a melhor palavra para definir o efeito que o mármore tem na decoração de ambientes!

É por isso que não é raro vê-lo em imóveis nobres, como os apartamentos à venda em Balneário Camboriú que fazem parte de empreendimentos de alto padrão. Entretanto, tudo na decoração tem limite. Por mais elegante que esta pedra seja, seu excesso pode tornar o ambiente pesado, desagradável e frio. Continue lendo e aprenda as melhores maneiras de usá-lo para dar aquele up em qualquer cômodo!

Quais são as vantagens de usar o mármore na decoração?

O mármore é um elemento decorativo antigo. A famosa escultura de Vênus de Milo data do ano 2 a.C e é feita integralmente com ele, assim como o célebre David de Michelângelo. Desde esta época, ele já era tido como um elemento nobre: era empregado apenas em templos, para homenagear divindades, e na casa dos endinheirados, para reforçar seu poder.

A tradição sobreviveu aos séculos e, ainda hoje, ter algo de mármore em casa é visto como algo extremamente sofisticado. Este é, sem dúvida, o principal benefício que ele oferece.

Seu uso, assim como o das demais pedras e granitos, é ainda mais comum em locais quentes. Isto porque elas têm o poder de refrescar o ambiente, driblando as altas temperaturas do lado de fora. Este é o motivo por trás do uso corriqueiro do mármore em imóveis à venda em Balneário Camboriú e outras zonas litorâneas.

Além disso, quem investe neste material pode ter certeza de que ele será extremamente durável: resistente à água, aos efeitos do tempo e à maresia, ele não é danificado tão facilmente.

Como usar o mármore na decoração?

Uma rápida visita em qualquer portal de imóveis revela que o mármore é presença garantida em alguns locais da casa. É porque, em determinadas posições, ele é tiro e queda: não tem como errar!

Confira estas 6 maneiras de usar esta nobre pedra e sua decoração e inspire-se!

1. Pia de mármore
Seja no banheiro, na churrasqueira ou na cozinha, o mármore é figurinha carimbada nas pias dos imóveis. Impermeável, ele pode ser enxugado rapidamente, e permite que a água seja empurrada de volta à pia com facilidade. Ela não o danifica: uma peça com este material durará por muitos anos!

Ele também está disponível em várias cores: cômodos mais clássicos pedem versões claras, enquanto os mais modernos já podem receber as mais escuras e chamativas.

2. Piso de mármore
O piso de mármore é presença constante em residências mais nobres. Não é à toa: extremamente elegante, ele dá um toque instantâneo de sofisticação a qualquer lugar.
Muito resistente, ele pode ser usado até mesmo em locais de alto tráfego. Por esta razão, também é perfeito para estabelecimentos comerciais que atendem a nichos de mercado mais premium e que necessitam de uma decoração à altura.

O piso de mármore deve ser claro ou escuro? Siga a dica dos arquitetos: tons claros tornam o ambiente mais amplo, enquanto os mais escuros podem fazer com que ele pareça menor, sendo mais apropriado para espaços maiores.

3. Tampos de móveis em mármore
Os suntuosos móveis totalmente de mármore são coisa do passado. Entretanto, detalhes feitos com esta pedra, como os tampos, são mais do que bem vindos e tornam qualquer peça mais elegante!

Por exemplo: você pode mandar fazer uma base de mesa de jantar em madeira e finalizá-la com um tampo de mármore. Só tome cuidado para protegê-lo de objetos pesados, como garrafas, panelas e travessas, que podem deixá-lo marcado. Na cozinha, ele pode revestir a superfície de bancadas e ilhas.
Isto também pode ser feito em escrivaninhas e mesas de escritório, principalmente aquelas com design mais clássico. Do mesmo modo, lembre-se de proteger o tampo de objetos pesados, como notebooks e pesos de papel.

4. Lareira de mármore
Se em locais quentes o mármore é visto constantemente nos pisos, em locais quentes ele é frequentemente notado em outro local: na lareira!
As possibilidades são muitas: ela pode ser totalmente em mármore, do chão ao teto, ter apenas a base feita deste material ou contar apenas com detalhes feitos da pedra, para que ela receba um toque de sofisticação.
A grande vantagem é o que o mármore, ao contrário de outros materiais, resiste muito bem às altas temperaturas. Assim, não há o risco de danificar a lareira. Invista sem medo!

5. Detalhes de mármore nas paredes

Imóveis mais suntuosos têm paredes inteiras revestidas em mármore, principalmente em locais como cozinha e banheiro. É, de fato, um elemento decorativo de extrema elegância. Ainda assim, ele é desaconselhado para locais frios: a pedra fará com que o interior fique ainda mais gelado.
Se for o caso, ou se você não tiver um valor alto para investir na decoração, pode investir em apenas detalhes de mármore nas paredes. Decorações mais clássicas recebem molduras de mármore muito bem. Elas podem ser de diversos formatos: quadrado, retangular, redondo, etc. Você pode optar por uma decoração monocromática, com uma pedra em tom semelhante ao da parede, ou mais moderna, com o mármore em tom que destoe do resto.

6. Objetos decorativos de mármore
Se você não pode investir em grandes quantidades de mármore em sua decoração, não tem problema: ainda é possível contar com o luxo e a sofisticação deste material no seu imóvel. Basta visitar a loja de artigos decorativos mais próxima e adquirir uma peça confeccionada na peça! Vasos, pequenas esculturas, pesos de papel… há opções para todos os gostos e bolsos.

Quais são os cuidados necessários com o mármore?

Apesar de resistente, o mármore também exige alguns cuidados para que se mantenha conservado.
O principal deles é com a limpeza: muito poroso, ele pode absorver bebidas e gorduras em questão de minutos. Limpe estas manchas imediatamente, principalmente aquelas em versões claras!

Contudo, você não pode limpar o mármore com qualquer substância. Se ela for abrasiva, sua aparência ficará comprometida, com cara de velha. Por isto, é indicado que a higienização seja realizada com produtos neutros e indicados para a higienização de azulejos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

//]]>